Perguntas Frequentes: CEB Lajeado S.A.

1) Quem é a CEB LAJEADO?

A CEB LAJEADO é uma Sociedade Anônima de capital fechado de direito privado, controlada pela Companhia Energética de Brasília - CEB, e associada à Centrais Elétricas Brasileiras S/A - ELETROBRÁS.

 2) Qual o objetivo social da CEB LAJEADO?

O objetivo social da CEB LAJEADO, conforme dispõe a sua Lei de Criação, é a geração e a comercialização de energia produzida pelo Aproveitamento Hidrelétrico Lajeado ( Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães).

 3)A CEB LAJEADO é quem opera a Usina Hidrelétrica de Lajeado?

Não. Quem opera, mantém e administra a Usina Hidrelétrica de Lajeado ou Usina Luíz Eduardo Magalhães é a Investco, empresa especificamente constituída para esse fim.

 4)Como é composto o Corpo Executivo da CEB LAJEADO, e como eles são eleitos?

O corpo executivo da CEB LAJEADO é composto por um Diretor-Geral, um Diretor Administrativo-Financeiro e um Diretor Técnico, e os mesmos são eleitos por Assembleia Geral, além de possuir dois Conselhos: Conselho Fiscal e Conselho Administração..

 5)Quantos membros compõem o Conselho de Administração da CEB LAJEADO e qual o tempo de mandato?

O Conselho de Administração é constituído por 7 (sete) membros, eleitos por sua Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 [ (dois)anos, permitidas no máximo 3 (três) reconduções consecutivas.

 6)Quantos membros compõem o Conselho Fiscal da CEB LAJEADO e qual o tempo de mandato?

O Conselho Fiscal da CEB LAJEADO é composto de 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de um ano, permitidas no máximo 2 (duas) reconduções consecutivas.

 7)Como é definida a remuneração dos membros da Diretoria e dos Conselhos da CEB LAJEADO?

A remuneração dos membros da Diretoria e dos Conselhos é fixada pela Assembleia Geral.

 8)Qual o período do exercício social da CEB LAJEADO?

O exercício social inicia em 1 de janeiro e se encerra em 31 de dezembro de cada ano quando serão elaboradas as demonstrações financeiras previstas na legislação aplicável.

 9)A produção de energia da Usina Hidrelétrica de Lajeado atende apenas às cidades próximas a usina?

Não. Assim como a maior parte das unidades geradoras brasileiras, a energia elétrica produzida pela Usina Hidrelétrica de Lajeado é enviada ao SIN (Sistema Interligado Nacional), sendo disponibilizada a diferentes regiões do país.

 10)O que é o SIN e qual sua função?

O Sistema Interligado Nacional, ou SIN, é uma sistema de coordenação e controle, formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte, que congrega o sistema de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil, que é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte com predominância de usinas hidrelétricas e proprietários múltiplos, estatais e privados. O Serviço Público de transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) compreende as instalações da Rede Básica (RB) e da Rede Básica de Fronteira (RBF). Conforme a Resolução Normativa nº 67, de 8 de julho de 2004, a RB é composta pelas instalações do SIN com nível de tensão igual ou superior a 230 kv, enquanto a RBF está composta pelas unidades transformadoras de potência do SIN com tensão superior igual ou maior que 230 kv e tensão inferior a 230 kv.

 11)O que é ONS e qual sua função?

O Operador Nacional do Sistema Elétrico, ou ONS, é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Seu objeto é promover a otimização da operação visando o menor custo, e observando os padrões técnicos e critérios de confiabilidade estabelecidos nos Procedimentos da Rede aprovados pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, além de garantir que todos os agentes do setor elétrico tenham acesso à rede de transmissão de forma não discriminatória e contribuir para que a expansão do SIN se faça ao menor custo e melhores condições operacionais futuras..

 12)A CEB LAJEADO é quem emite as contas de energia que chegam em nossas residências?

Não, quem emite a conta de energia que chega em nossas residências no Distrito Federal é a CEB Distribuição S/A . A CEB Lajeado e a CEB Distribuição são empresas distintas, com CNPJ diversos, porém, fazem parte do Grupo Empresarial CEB, sendo subsidiárias da CEB Holding - Companhia Energética de Brasília. Para saber mais, visite o sítio da CEB http://www.ceb.com.br/.

Prezado Cidadão,

As informações referentes às perguntas frequentes da LAI já estão disponíveis para consulta no Portal do Governo do Distrito Federal:
http://www.brasilia.df.gov.br/index.php/category/perguntas-frequentes